Cotidiano Masculino

Corpo e Bem Estar

Vaidade Masculina: dicas de beleza em cada idade

Todos nós sabemos da importância de utilizar protetor solar no dia-a-dia, mas o que mais podemos usar para proteger a nossa pele e cuidá-la da melhor maneira possível para não deixar marcas e sinais de velhice?

Com o auxílio do dermatologista Bruno Vargas, separei algumas dicas para você cuidar da sua pele de maneira correta no decorrer dos anos.

Infância

Durante a infância, a pele é mais sensível e, por isso, devem ser utilizados produtos específicos para esse público. “É muito importante a utilização do protetor solar, a partir dos 6 meses de idade, já que ficou comprovado que 80% dos efeitos da radiação do sol na pele são consequência da exposição até os 18 anos”, alerta.

 

Adolescência

É nesse período que começam a surgir as temidas espinhas. Isso acontece devido às grandes mudanças hormonais, que ativam as glândulas sebáceas, o que pode acabar tornando a pele mais oleosa. “O segredo é prevenir sempre e, caso perceba o surgimento de acne, é aconselhável começar a tratar o quanto antes, para evitar cicatrizes. Uma rotina de cuidados de limpeza vai melhorar o quadro – deve-se lavar o rosto duas vezes por dia, com sabonete específico e utilizar outros produtos faciais que também respeitem as características da pele”.

Existem tratamentos a laser que podem ser indicados para remoção das cicatrizes, uma vez a acne esteja controlada e seu ciclo encerrado.

 

20 anos

Passada a adolescência, é necessário criar uma rotina preventiva de cuidados com a pele, que vão se refletir em uma pele mais saudável no futuro. “É muito importante manter a limpeza e a hidratação adequadas da pele, não se esquecendo nunca da proteção solar.”.

Aos 25 podem começar a ser utilizados cremes com retinol ou vitamina C em sua composição, para evitar que se formem linhas de expressão.

Quando a barba começa a ficar mais cheia e volumosa, alguns homens sofrem com os famosos pelos encravados. “Uma boa opção de tratamento é a depilação a laser, que tem sido bastante procurada por quem sofre com esse problema ao se barbear”.

 

30 – 50 anos

Como a produção de colágeno começa a cair, já se tornam perceptíveis pequenas linhas finas e marcas de expressão. “Nesses casos, é cada vez mais comum a aplicação do Botox de forma preventiva, a evitar que essas marcas se tornem rugas profundas.

Durante essa época, também é necessário começar com pequenos cuidados anti-idade. “Já existem cremes específicos para a pele masculina. Eles podem ser utilizados junto a ácidos que melhoram a textura da pele e impulsionam a produção de colágeno, e clareadores. A proteção solar também deve ser mantida e o produto deve ser específico para cada tipo de pele”.

 

50 anos +

O rosto de uma pessoa aos 50 anos, além de ter muita influência da genética, reflete os cuidados durante os anos anteriores. “O principal aliado da pele durante a vida toda é o protetor solar associado à exposição solar moderada. Os outros cuidados vão trabalhar em conjunto para que a pele mantenha o aspecto saudável e jovial por mais tempo. Cuidados e tratamentos nessa faixa etária vão depender de cada caso específico”, conta o dermatologista.

Em breve volto com mais dicas! 😉

Deixe um comentário