Cotidiano Masculino

Lançamentos

Pomada, spray ou gel: saiba quando usar cada produto

Pomada, spray ou gel? Qual produto escolher na hora de arrumar o cabelo? Muitos homens acreditam que todos eles podem levar ao mesmo resultado. A verdade, porém, é que cada produto tem uma finalidade específica e é mais eficaz para determinado tipo de cabelo.

Conversei com o Edimar Torres, que tem mais de 20 anos de experiência e é dono da Barbearia Torres, e ele explicou quando usar cada um deles:

Pomada

A pomada é ótima para eliminar o frizz (aqueles fios arrepiados indesejados) e modelar o penteado. O produto é ideal para definir mechas e textura, bem como para dar mais volume aos fios. Utilize-o para colocar o topetão no lugar, criar penteados desalinhados ou arrepiados.

A melhor parte é que as pomadas modelam e fixam o cabelo, mas sem deixá-lo com o aspecto empastado/molhado. Mesmo depois da aplicação do produto, os fios ficarão com aspecto natural e seco.

Mais indicado para: cabelos finos e pouco volumosos.

Aplicação: Deposite um pouco de pomada na palma da mão e, com a ponta dos dedos, aplique nos cabelos secos. Comece na parte posterior da cabeça e siga com a aplicação em direção à franja.

Cuidados: Não exagere na quantidade de produto, senão os fios ficarão pesados e sem nenhum aspecto natural.

 

Spray

Os sprays são grandes companheiros daquelas pessoas que vão para festas ou saem para o trabalho e, em menos de duas horas, já estão com os fios fora do lugar.  Esse produto dá fixação aos fios e mantêm o penteado no lugar por algumas horas.

A maior vantagem é praticidade. Seu uso é fácil, rápido e eficaz para garantir que o penteado fique no lugar por muito tempo e, principalmente, sem deixar o cabelo com aspecto artificial.

Mais indicado para: cabelos muito lisos, finos e ralos.

Aplicação: Quando estiver com o cabelo penteado da forma como deseja, basta aplicar o spray. Quem tem cabelos longos deve fazer a aplicação do produto da raiz em direção às pontas.

Cuidados: Exagerar na aplicação deixará o cabelo artificial demais, por isso, use sempre com moderação. É importante ficar atento também à composição do produto antes de comprar. Muitos deles possuem álcool para dar fixação aos fios, o que pode causar irritações no couro cabeludo ou deixá-lo sem brilho.

 

Gel

O gel é um dos mais conhecidos e seu alto poder de fixação o torna um dos produtos mais usados pelo público masculino. Ele é eficaz para fixar o cabelo no lugar durante todo o dia e pode ser aplicado no cabelo ainda úmido. Diferentemente da pomada, o gel dá brilho aos fios e confere um efeito molhado ao cabelo.

Aplicação: Você pode aplicar o gel de duas formas, dependendo do seu estilo. Para garantir um cabelo mais arrumadinho, passe o produto nos cabelos e finalize o penteado com um pente. Se quiser um ar mais bagunçado, coloque os fios no lugar usando a ponta dos dedos.

Mais indicado para: cabelos curtos com fios grossos.

Não indicado para: fios cacheados.

Cuidados: O gel tem muito álcool em sua composição e, especialmente quando é de baixa qualidade, causa efeitos negativos no cabelo de quem utiliza o produto com frequência. Muitos resíduos dele ficam acumulados nos fios, que podem ficar quebradiços, frágeis e ressecados.

Queda de cabelo e caspa também podem ser outros efeitos colaterais do uso do gel, pois o produto provoca oleosidade e descamação na área capilar.

Para evitar que isso aconteça, compre um produto de alta qualidade e use shampoos para retirar os resíduos do gel.

Espero que tenham gostado das dicas! 😉

Deixe um comentário