Cotidiano Masculino

Corpo e Bem Estar

Os benefícios do consumo de suplementos

Tenho certeza que em algum momento da sua vida você já ouviu falar de suplementos alimentares. Hoje em dia é muito normal ver pessoas fazendo uso de algum suplemento, seja para ter uma alimentação mais saudável ou para potencializar os efeitos dos exercícios físicos.

Se você é daquele tipo de pessoa que pensa que suplemento alimentar é anabolizante ou “bomba”, como muitos chamam, está totalmente enganado! Muitos não sabem, mas essas substâncias são capazes de fornecerem vitaminas, carboidratos, sais minerais e proteínas que, muitas vezes, não conseguimos obter em quantidade suficiente por meio da alimentação.

O suplemento quando usado da forma correta apresenta inúmeros benefícios para a nossa saúde. Conversei com a Agni Salobreña, farmacêutica responsável pelo desenvolvimento de novos produtos da Global Suplementos, e selecionei algumas vantagens de incluir os suplementos alimentares na sua dieta.

Suprem a carência de nutrientes

Não há dúvidas de que o melhor a se fazer para ter uma vida saudável é através de uma alimentação variada, rica em frutas, folhas e legumes, mas com os dias cada vez mais corridos e cheio de compromissos, acaba sendo difícil manter uma alimentação adequada, não é mesmo?

Eu mesmo às vezes acabo me rendendo à praticidade dos alimentos industrializados e semi-prontos, como os congelados e até mesmo os fast-foods. Como consequência dessa má alimentação, acabamos não conseguindo ingerir a quantidade certa de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, desenvolvendo uma carência dessas substâncias.

Para suprir essa necessidade é recomendado o uso de suplementos alimentares, como os vitamínicos, por exemplo.

Otimizam os resultados de atividades físicas

Os suplementos alimentares também são indicados aos praticantes de atividades físicas, isso porque ajudam a melhorar o desempenho e encurtar o tempo de recuperação muscular, proporcionando nutrientes essenciais como: vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou podem não estar sendo consumidos em quantidade suficiente na dieta diária. Assim, é importante lembrar que os suplementos não substituem a dieta normal, apenas complementam essas necessidades nutricionais. Os suplementos mais consumidos por quem pratica exercícios físicos são aqueles a base de proteína, pois auxiliam na reparação e crescimento dos músculos. Dentre os mais famosos está o Whey Protein.

Ajudam a manter a boa forma

Além dos benefícios proporcionados a saúde, alguns suplementos também contribuem com a estética e o emagrecimento. Os óleos funcionais atendem muito bem a essa expectativa, impulsionando a queima de gordura corporal com os aditivos de sua composição. O Óleo de Baru, por exemplo, graças à presença dos ômegas 3, 6 e 9, é um excelente aliado na luta pela redução de medidas na região abdominal. Tais elementos atuam como catalizadores na queima de gordura em determinadas regiões como barriga, cintura e quadril. Além disso, ele aumenta a atividade das enzimas antioxidantes e desempenha um papel importante na redução do estresse, um dos principais agentes causadores do ganho de peso.

 

Como vocês puderam perceber, a suplementação alimentar tem inúmeras vantagens quando aplicada de forma correta. Por isso, vale a pena ressaltar que seu uso deve ser feito sempre com o acompanhamento de um nutricionista. O exagero no consumo de suplementos pode ter consequências graves como a sobrecarga de alguns órgãos do corpo e seu uso inadequado também pode fazer você engordar ou não ter efeito algum.

Suplemento não faz milagre, portanto é preciso praticar exercícios físicos! 😉

2 Comentários Os benefícios do consumo de suplementos

Deixe um comentário