Cotidiano Masculino

Look do Dia

Moda, filmes e novelas

O meu amigo jornalista e viciado em cinema, Jefferson Luchtenberg, fez observações bem bacanas sobre a influência do cinema e da tv em nosso modo de se vestir. Continue lendo que você entenderá melhor!

O cinema e a moda sempre andaram de mãos dadas. O estilo da telona influencia e muito no que vemos nas ruas. Um personagem, uma atitude e diversas peças de vestuário desejadas por uma legião de fãs. 

Dá pra dizer que tudo começou com o “Selvagem da Motocicleta” e “Juventude Transviada”. Esses dois filmes da década de 50, com Marlon Brando e James Dean, ditaram a moda na época. Pode perguntar pro seu avô! Popularizaram o look jeans, camiseta e jaqueta. Tanto de couro quanto na versão vermelha.

Marlon Brando em “Selvagem da Motocicleta” (1953)

James Dean em “Juventude Transviada” (1955)

Podemos citar os “Embalos de Sábado à Noite” com suas populares calças boca de sino no começo da década de 70

John Travolta em “Embalos de Sábado à Noite” (1977)

E você sabia que o próprio Giorgio Armani cuidou do figurino  do filme “Gigolô Americano”? Richard Gere, aquele de “Uma Linda Mulher”, interpretou o gigolô mais bem vestido da história dos cinemas na década de 80. A participação do estilista impulsionou a grife Armani. 

Richard Gere em “Gigolô Americano” (1980)

Outro clássico dos anos 80.  “Top Gun – Ases Indomáveis” fez voar altos as bomber jackets e os óculos aviador da marca Ray Ban.

Tom Cruise em “Top Gun – Ases Indomáveis” (1986)

Aqui no Brasil a maior influência vem da TV e suas novelas. “Tô certo ou to errado?”.  Com esse bordão Lima Duarte, com seu personagem Sinhozinho Malta, fez crescer as vendas de peruca. O site Memória Globo garante que as vendas subiram 80% no país durante a exibição de “Roque Santeiro” em 1985.

Lima Duarte em “Roque Santeiro” (1985)

Já na década de 90 a novela “Fera Ferida” popularizou as camisas sem gola do personagem Raimundo Flamel. Elas foram inspiradas no filme Lawrence da Arábia e eram chamadas nas ruas de “camisas Flamel”.

Edson Celulari em “Fera Ferida” (1993)

Um exemplo mais recente veio com a interminável “Malhação” e o personagem Bernardo, interpretado por Fiuk na temporada 2010. Fiuk fez virar febre as camisas gola V e as calças coloridas

Fiuk em “Malhação” (2010)

Algum personagem já influenciou sua maneira de vestir? 

 

Deixe um comentário