Cotidiano Masculino

Comportamento

Harry Styles: a desconstrução da moda masculina

Criador do hit “Watermelon Sugar“, Harry Styles fez dessa música um verdadeiro hino!

A carreira musical de Harry Styles ganhou fôlego com sua participação na boyband mundialmente conhecida, One Direction. Com a separação do grupo em 2015, após cinco anos de carreira e inúmeras conquistas, Harry Styles assim como os outros integrantes da banda continuaram na indústria musical, mas entre todos eles, Harry Styles chama a atenção por onde passa não apenas pelo seu trabalho, como também pelo seu visual marcante que incorpora inúmeros itens do vestuário tipicamente feminino, a exemplo de vestidos, saias e short alfaiataria. No post de hoje, vamos abordar algumas das produções mais marcantes do visual de Harry Styles e como sua maneira de vestir tem repercutido na imprensa.

Harry Styles - a desconstrução da moda masculina


Harry Styles: da Vogue para o Halloween


Harry Styles - noite de Halloween no Madison Square Garden

Harry Styles foi capa pela primeira vez para a edição impressa da Vogue de dezembro de 2020. Para sua primeira matéria de capa da Vogue, Harry Styles usava uma variedade de roupas tradicionalmente femininas, incluindo saias e vestidos com jaquetas de smoking e uma crinolina de Harris Reed Victoriana. A capa sofreu uma enxurrada de críticas no Twitter, de pessoas que lamentavam a morte da masculinidade, pedindo para que a sociedade trouxesse de volta os modelos de homens másculos. Outra crítica muito recebida foi que Harry Styles não merecia a capa, que ele com um vestido era chato e tediante, e que Harry Styles tirou o lugar de qualquer outra pessoa que não fosse branca, cis, e heterossexual.

Não foi apenas para a capa da Vogue que Harry Styles usou um vestido. Para a noite de Halloween no Madison Square Garden, Harry Styles se inspirou no musical Somewhere over the Rainbow (Algum lugar além do arco-íris) com uma homenagem a pequena Dorothy do Mágico de Oz, incluindo as meias arrastão e as botas de rubi. 

Apesar das conotações do traje, as pessoas mais uma vez perderam a cabeça devido ao cantor estar usando um vestido, e as críticas em torno de um homem cis branco usando vestido voltaram à consciência do público. Isto aconteceu apenas algumas semanas depois que Billy Porter, o ator do seriado Pose, questionou a jornada de Harry Styles para se vestir, alegando que ele próprio mudou todo o jogo da moda não-conformista de gênero. 

Quanto ao Harry Styles, será que alguém está realmente ofendido com tudo isso? Um homem heterossexual no topo de sua carreira na música pop deveria ser responsável por nossas noções coletivas de gênero e sexualidade? Essa pressão sobre a figura de Harry Styles para nos dar uma opinião ou uma direção sobre o tema da masculinidade hoje não seria um pouco desnecessária? A conformidade com seu próprio gênero não deveria ser um pré-requisito para nossas fantasias de 31 de outubro, então, em vista disso, o vestido é inofensivo: é pura fantasia, uma diversão de Halloween. Sua nova tour como um todo é realmente um marco referencial. Mesmo à distância, você pode ver um toque de Prince, Elvis Presley, Freddie Mercury e David Bowie. Neste fim de semana, vimos Judy Garland.

Será que em algum dia nós conseguiremos lidar tranquilamente com o fato de um garoto de vestido sendo notícia? Sendo algo inusitado e arquetípico? Sendo de alguma forma exótico e icônico? O clima do “Love on Tour” é muito alegre, muito comunal, algo como “sinta-se livre para ser quem você sempre quis ser”, por isso a retaliação incessante das pessoas na internet, que parecem estar bastante apegadas ao gênero. Muito provavelmente, os olhares negativos dirigidos ao cantor podem assinalar que a não conformidade de Harry Styles aos padrões de masculinidade e feminilidade estão, de fato, abrindo os olhos das pessoas para uma América tradicional e conservadora. Talvez um dia possamos encontrar uma maneira de sermos todos amigos de Dorothy, mesmo que apenas por uma noite.


Os looks da turnê Love On Tour, de Harry Styles


Estilo Harry Styles

Harry Styles pode ser conhecido por seu visual quase teatral e sua turnê atual já nos ofereceu muitos looks impressionantes, incluindo um vestido Gucci com lantejoulas. É importante dizer também que não são apenas os seus looks para os shows e para os eventos que são chamativos, como também o seu guarda-roupas casual é igualmente intrigante.

Desde que Harry Styles iniciou sua segunda turnê solo em setembro – chamada de Love On Tour, em homenagem a seu álbum de 2019 Fine Line -, o cantor vem trazendo looks épicos ao palco. Vestido com Gucci (sua marca predileta), Harry Styles abraça a diversão flamboyant para suas apresentações: ele veste uma variedade de coletes com lantejoulas e camisas brilhantes, muitas vezes emparelhadas com calças de cintura alta e suspensórios. Os “Stylers”, como seus fãs se autodenominam, têm estado completamente alucinados com o senso de moda único do artista no Twitter. 

Os riscos de trabalhar e combinar esses looks (que por sinal são a marca registrada do seu stylish, Harry Lambert) têm sido recompensados. Os shows do Harry Styles são como se fossem desfiles de moda e muitos fãs estão adorando ver isso. Love On Tour não é apenas uma série de shows e concertos, é uma série de convenções de moda. Alguns fãs adoraram tanto os visuais utilizados na turnê que os desenharam e os guardaram em um arquivo em um álbum de fotos, como uma lembrança.

Não é apenas o estilo do cantor que impressiona os fãs; a multidão nos seus shows tem estado igualmente bem vestida. Harry Styles incentiva seus fãs a se vestirem para os shows. Alguns dos seus concertos têm até temas distintos, como o seu show do “Harryween” que acabou de acontecer. Os shows do Harry Styles são como o Met Gala dos concertos.

Deixe um comentário